G1

VÍDEO: relembre quando o papa Francisco se irritou ao ser puxado por mulher no Vaticano


Cena de 2019 voltou a viralizar nas redes sociais nesta segunda-feira (21) após a morte do pontífice, aos 88 anos. Papa Francisco é puxado por mulher na Praça de São Pedro

Após a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), internautas relembraram nas redes sociais o dia em que o pontífice se irritou ao ser puxado por uma mulher no Vaticano, em 2019.

O vídeo mostra que o papa cumprimentava fiéis na Praça de São Pedro e foi puxado pelo braço por uma mulher, vestida de preto, no momento em que começava a se afastar da multidão. Veja acima.

Francisco reagiu bruscamente, exclamou algo e bateu duas vezes na mão da mulher, visivelmente incomodado, na tentativa de se desvencilhar.

No dia seguinte, o papa admitiu ter perdido a paciência e pediu desculpas "pelo mau exemplo".

"Muitas vezes nós perdemos a paciência. Acontece comigo também. Eu me desculpo pelo mau exemplo dado ontem", disse Francisco na primeira missa de 2020.

AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

ANÁLISE: Papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica

Outro vídeo do papa Francisco que voltou a repercutir nesta segunda-feira é de uma piada que ele fez sobre brasileiros em 2021. Relembre abaixo.

Ao caminhar pelo pátio de San Damaso, no Vaticano, o pontífice foi abordado pelo padre João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), que pediu orações para seus conterrâneos. "Santo padre, reze por nós, brasileiros", disse João Paulo.

Sorrindo, Francisco respondeu com piada: "Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração".

Papa faz piada sobre brasileiros: 'Não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração"

A morte de Francisco

Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21) de Páscoa.

O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz o comunicado oficial do Vaticano.

A morte do papa Francisco coloca a Igreja Católica em um período conhecido como "Sé vacante". Durante esta fase, o Vaticano dá início aos preparativos para o funeral do pontífice e para a escolha de um novo líder.

Por enquanto, a Igreja terá uma espécie de governo temporário. Parte dos religiosos que compõem a cúpula do governo do Vaticano perde suas as funções, e decisões urgentes ficam a cargo de um Colégio dos Cardeais.

SAIBA MAIS:

BEM-HUMORADO, FÃ DE FUTEBOL, 1º PAPA LATINO-AMERICANO: conheça a trajetória de Francisco

DO FUNERAL AO CONCLAVE: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco

SÉ VACANTE, CAMERLENGO E COLÉGIO DOS CARDEAIS: saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco

QUEM PODE SUBSTITUIR FRANCISCO? Veja nomes cotados

VÍDEOS: brincadeiras, quebra de protocolos e a descontração do papa Francisco

PULMÃO, INTESTINO E MAIS: os problemas de saúde enfrentados por Francisco

VÍDEOS: quebras de protocolos e a descontração do papa Francisco

Papa Francisco é puxado por mulher na Praça de São Pedro, em 2019

Reuters/Reprodução

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.