G1

Time do papa Francisco faz homenagem emocionante: 'sempre foi um dos nossos'


Papa Francisco morreu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). No vídeo de despedida, o San Lorenzo compartilhou algumas imagens raras. Carteirinha de socio torcedor do Papa Francisco, torcedor do San Lorenzo

Club San Lorenzo / AFP

O time do coração do papa Francisco, o San Lorenzo, fez uma homenagem emocionante ao pontífice por meio das redes sociais. Ele morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos.

Na homenagem, o time argentino relembrou a ligação entre Francisco e o San Lorenzo, que tem um corvo como mascote. Mesmo após assumir o posto de Papa, o religioso nunca escondeu o amor pelo clube.

AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

ANÁLISE: Papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica

No vídeo de despedida, é possível ver algumas imagens raras, como fotos antigas de Francisco com a camisa do San Lorenzo e até a carteirinha de sócio honorário do clube.

Em 2013, ano em que Francisco se tornou papa, o San Lorenzo voltou a conquistar um título nacional após seis anos. Na temporada seguinte, em 2014, o clube venceu pela primeira vez a Libertadores.

Por isso, muitos torcedores começaram a acreditar que os possíveis milagres do time poderiam ter ligação com o papa Francisco.

"Nunca foi apenas mais um e sempre foi um dos nossos. Cuervo desde criança e como homem... Cuervo como sacerdote e cardeal... Cuervo também como Papa...Sempre transmitiu sua paixão pelo Ciclón: quando ia ao Viejo Gasómetro para ver o time de 46, quando confirmava Angelito Correa na capela da Cidade Esportiva, quando recebia as visitas azulgranas no Vaticano sempre com total felicidade... Sócio N°88235.De Jorge Mario Bergoglio a Francisco, houve algo que jamais mudou: seu amor pelo Ciclón. Envoltos em profunda dor, desde #SanLorenzo hoje dizemos a Francisco: Adeus, obrigado e até sempre! Estaremos juntos pela eternidade!", escreveu o San Lorenzo em nota.

Initial plugin text

Antes de se tornar pontífice, Francisco tinha uma forte ligação com o San Lorenzo e frequentemente celebrava missas na sede esportiva do clube – em especial todo dia 1º de abril, em comemoração ao aniversário do clube.

No Vaticano, várias camisas do San Lorenzo ficavam expostas em uma vitrine de vidro. Dizem que o jovem Bergoglio se apaixonou pelo time em 1946, quando o clube se sagrou campeão com uma série de vitórias memoráveis contra Boca Juniors, River Plate, Racing e outros gigantes da liga argentina.

Jogos adiados

A Serie A, principal liga de futebol da Itália, adiou todos os jogos desta segunda-feira (21) após a morte do papa Francisco, e os quatro jogos que serão disputados na quarta-feira (23).

"Após o falecimento do Santo Padre, a Liga Nacional Profissional Série A comunica que as partidas programadas para a rodada de hoje do campeonato serão adiadas para uma data a ser definida", disse a liga em comunicado.

A morte de Francisco

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.

Veja o momento em que o Vaticano anuncia a morte do Papa Francisco

LEIA TAMBÉM:

BEM-HUMORADO, FÃ DE FUTEBOL, 1º PAPA LATINO-AMERICANO: conheça a trajetória de Francisco

DO FUNERAL AO CONCLAVE: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco

SÉ VACANTE, CAMERLENGO E COLÉGIO DOS CARDEAIS: saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco

QUEM PODE SUBSTITUIR FRANCISCO? Veja nomes cotados

VÍDEOS: brincadeiras, quebra de protocolos e a descontração do papa Francisco

PULMÃO, INTESTINO E MAIS: os problemas de saúde enfrentados por Francisco

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.