Nos três dias de feira em São Paulo, um auditório será palco de debates e diretrizes sobre como educar para o cuidado com a natureza. Terra da Gente leva Fórum de Educação Ambiental para o Avistar 2025
Divulgação TG
A já tradicional Feira de Observadores de Aves “Avistar”, que todos os anos movimenta o universo “bird” na capital paulista, este ano terá um reforço, no que diz respeito ao debate sobre a importância de nos aproximarmos da natureza.
Um Fórum de Educação Ambiental, promovido pelo programa Terra da Gente, promete apresentar a temática e unir educadores, ambientalistas, pais e o público em geral em torno de uma discussão que se faz urgente: integrar a educação ambiental à grade curricular das escolas brasileiras, algo já previsto em lei e que a cada dia ganha mais força, diante dos desafios do cuidado com o nosso planeta.
A proposta é discutir caminhos práticos e se inspirar em projetos já existentes. O “Observai – 1º Fórum de Educação Ambiental Avistar – Terra da Gente” terá cerca de 20 palestrantes, além de três rodas de conversa e também exibições sobre o tema. A programação completa estará disponível, em breve, no site oficial do evento e também numa editoria especial do Terra da Gente no G1.
Exemplos para se inspirar
Algumas palestras já confirmadas para o Fórum incluem iniciativas que podem ajudar os educadores na aplicação de projetos e também chamam a atenção dos pais para um olhar diferente para este contato “criança-natureza”.
Tema 'criança-natureza' será retratado nos dias do evento
Divulgação TG
Entre os nomes confirmados estão: Bebel Barros, especialista em Infâncias e Natureza do Instituto Alana, Simone Mamede e Maristela Benites, do Instituto Mamede, Ana Carol Thomé do perfil “Ser criança é natural”, além do ornitólogo Willian Menq, que participará de uma roda de conversa sobre o papel do influenciador digital na perspectiva educacional.
Outra atração será a exibição de uma entrevista com Cláudia Nardini, diretora da Escola de Naturalistas da Argentina, que contará sobre a experiência educacional deles com cursos formadores nesta área.
A coordenadora de redação do Terra da Gente e uma das curadoras do Fórum Lizzy Martins afirma que o objetivo do evento é falar sobre a necessidade de alternativas educacionais para aproximar as crianças e jovens dos ambientes naturais, diante do chamado “déficit de natureza". “Este termo representa os danos causados ao desenvolvimento humano - físico, mental e emocional - pela falta de contato com o 'natural' e o fórum quer se aprofundar nas soluções para este déficit”, afirma a jornalista.
O objetivo do evento é falar sobre a necessidade de alternativas educacionais para aproximar as crianças e jovens dos ambientes naturais
Divulgação TG
Queremos incentivar a colaboração entre os diversos setores da sociedade, visando a conservação ambiental, capacitar profissionais e estudantes para práticas ambientais, facilitar a troca de experiências e conhecimento sobre políticas públicas, tecnologias limpas e ações de educação ambiental, além de incentivar o networking entre empresas, ONGs, instituições de educação e poder público
Lizzy conta que a motivação para o Fórum surgiu a partir da produção da série especial do TG “#Terra: a jornada de crescer junto à natureza”, conteúdo que pode ser assistido de graça no Globoplay e fala sobre o conceito de déficit de natureza. Uma versão da série também será exibida no Avistar.
A intenção é, após o evento, gerar um documento com os principais pontos e sugestões, que será encaminhado ao poder público, incluindo o Conselho Nacional de Educação.
Um despertar para a vida
O “Observai” irá tratar o tema considerando três eixos principais:
Educação Ambiental na escola: Cumprimento da legislação vigente, importância para o desenvolvimento humano. Possibilidade de enriquecimento pedagógico. Políticas Públicas educacionais que promovam a consciência ambiental coletiva, a partir da educação básica.
Educação Ambiental para todos: Iniciativas que promovem o despertar da consciência ambiental em adultos, através de experiências ou engajamento comunitário em projetos. Como “conhecer” pode transformar.
Educação Ambiental como solução global: Educar uma sociedade é o caminho mais seguro para uma real solução para os problemas ambientais. E a observação de vida silvestre pode ser uma forte aliada neste processo.
Avistar reúne apaixonados pelas aves e ocorre todos os anos em São Paulo capital
Divulgação TG
Educação Ambiental na lei
A Lei 14.926/2024, sancionada em 17 de julho de 2024, determina que a partir de 2025 as escolas brasileiras devem incluir temas como mudanças climáticas e biodiversidade no currículo. A lei altera a Lei 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
O novo texto estabelece diretrizes para que os projetos institucionais e pedagógicos da educação básica e da educação superior incluam esses temas. O Conselho Nacional de Educação ainda estabelecerá diretrizes para a aplicação da lei.
A lei inclui na grade temas como mudanças climáticas, proteção da biodiversidade, riscos e emergências socioambientais
Visa formar cidadãos mais conscientes e preparados para uma nova realidade
Se adequa às metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030 da ONU
O Avistar
O Avistar 2025 será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Jardim Botânico de São Paulo. Faça sua inscrição no evento para ter um desconto especial no acesso ao local. A 18ª edição da feira, a maior sobre o tema na América Latina, busca mais uma vez trazer temas inspiradores com o objetivo de propagar a conscientização ambiental e valorizar a natureza brasileira. "A observação de aves no Brasil está consolidada! É nosso dever destacar a conservação de nossas aves, de uma educação para a conservação, ao mesmo tempo mostrar ao mundo a maturidade de nosso turismo de observação", comenta Guto Carvalho, organizador do evento.
Avistar 2025 ocorrerá dos dias 16 a 18 de maio no Jardim Botânico, em São Paulo
Divulgação Avistar
Serviço
Avistar 2025
Data: 16, 17 e 18 de maio
Local: Jardim Botânico de São Paulo
Endereço: Avenida Miguel Estefano, 3031 – Vila Água Funda, São Paulo (SP)
Inscrição para o evento: gratuita. No entanto, é preciso pagar o valor do ingresso para acessar o Jardim Botânico. Clique aqui para se inscrever
Site do evento: avistarbrasil.com.br
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente