G1

Santo Rosário do Frei Gilson: como é a live que mobiliza milhões de fiéis nas madrugadas de quaresma


Reportagem do g1 acompanhou oração guiada por Frei Gilson no santuário da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, na madrugada desta quinta-feira (17). Santo Rosário do Frei Gilson na Canção Nova, em Cachoeira Paulista

Danilo Sardinha/g1

O relógio marcava 3h da madrugada desta quinta-feira (17). Enquanto o silêncio imperava em quase todas as ruas de Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, o movimento no estacionamento do santuário da Canção Nova era intenso. Pessoas saindo de carros e ônibus e caminhando em direção ao templo para acompanhar o Santo Rosário de Frei Gilson, que tem mobilizado milhões de fiéis nas madrugadas de quaresma.

Santo Rosário do Frei Gilson na Canção Nova, em Cachoeira Paulista

Danilo Sardinha/g1

O g1 esteve no santuário para acompanhar o Santo Rosário de Frei Gilson, que esteve no altar ao lado de Márcia Louzada, Benícia, Luzia Santiago e Patrícia Mendes. O local comporta cerca de 5 mil pessoas. Quando o rosário teve início, às 3h45, praticamente não havia mais espaços nos bancos.

A oração, como de costume, foi transmitida ao vivo nas redes sociais de Frei Gilson e da Canção Nova. E na internet, o número de pessoas acompanhando era muito maior do que presencialmente.

No começo do rosário, já eram mais de 500 mil pessoas conectadas ao vivo. Durante a celebração, o número de espectadores ao vivo ultrapassou um milhão somando todas as redes sociais do frei onde era feita a transmissão.

Somente no YouTube, live de Frei Gilson era acompanhada por quase um milhão de pessoas às 5h35 da manhã

Danilo Sardinha/g1

Em um dos bancos mais próximos ao altar estava a cuidadora de idoso Maria Zélia Fonseca Nobre, de Belo Horizonte. Ela é uma seguidora de Frei Gilson nas redes sociais e, nesta semana, veio a Cachoeira Paulista mais uma vez para acompanhar o rosário presencialmente.

"Conheci o Frei Gilson e segui ele nas redes sociais. Foi na época da pandemia, quando começou fazer o rosário. Comecei com ele e nunca mais larguei. Para mim, é maravilhoso. Para mim, é normal (acordar às 4h). Já acostumei. Nem preciso de despertador para levantar. Se até Jesus orou de madrugada, por que nós não?", disse Maria Zélia.

Fiéis lotam santuário da Canção Nova para o Santo Rosário do Frei Gilson

Danilo Sardinha/g1

O horário é significativo para os cristãos em quaresma, que interpretam o silêncio da madrugada como um período poderoso para práticas de penitência e disciplina espiritual.

O rosário de Frei Gilson faz o tradicional ciclo de orações do Pai-Nosso, da Ave-Maria e do Glória ao Pai (saiba mais abaixo). O sacerdote intercala as rezas com canções e também faz algumas reflexões entre os quatro mistérios do rosário.

"É a primeira vez aqui. Acompanho ele sempre pelo Instagram", contou a promotora de eventos Sônia Maria dos Santos, do Rio de Janeiro.

"Eu sinto tanta benção, tanta verdade, tanta pureza no Frei Gilson, que me encanta. Estou fazendo pelos meus filhos, pelo meu pai e pela minha saúde", completou.

Sônia Maria dos Santos acompanha o Santo Rosário do Frei Gilson

Danilo Sardinha/g1

No santuário, os fiéis acompanhavam as orações em pé, ajoelhados ou sentados. Muitos oravam com o terço em mãos. Nas redes sociais, a caixa de comentários não parava de receber depoimentos de pessoas. Os comentários iam de agradecimentos a pedidos ao sacerdote para que interceda por graças.

Quando a reza se encaminhava para o fim, Frei Gilson se levantou no altar e se aproximou do público para cantar. Muitas pessoas, munidas com o celular em mãos, aglomeraram-se em frente ao altar para cantar com o sacerdote e registrar o momento.

Santo Rosário do Frei Gilson na Canção Nova, em Cachoeira Paulista

Danilo Sardinha/g1

Frei Gilson também pediu para que os fiéis erguessem objetos que gostariam que fossem benzidos. Fotos, terços, carteiras de trabalho e chaves foram alguns dos itens levantados.

No fim do rosário, fiéis ficaram no pé do altar tentando tocar nas mãos de Frei Gilson, que circulou próximo ao público. Para quem está acostumado a acompanhá-lo pelas redes sociais, ter esse contato mais próximo é especial.

"Ele é uma pessoa muito iluminada, tem uma sabedoria muito grande, iluminada. Transmite muita luz, muita paz para gente", disse a enfermeira Ana Lúcia Maia.

Fiéis com celulares para registrar o Santo Rosário do Frei Gilson em Cachoeira Paulista

Danilo Sardinha/g1

Frei Gilson está nesta semana em Cachoeira Paulista para fazer o Santo Rosário da quaresma. O g1 procurou a assessoria de imprensa do sacerdote para entrevistá-lo, mas a reportagem foi informada que ele está fazendo um retiro de silêncio neste período na Canção Nova e prefere não dar entrevistas.

O Santo Rosário de Frei Gilson segue até este domingo de Páscoa. A partir da madrugada desta sexta-feira (18), a oração ocorrerá no centro de eventos da Canção Nova, que tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas. Por causa do feriado, a previsão é que todos os espaços sejam ocupados.

Santuário da Canção Nova cheio para o Santo Rosário do Frei Gilson

Danilo Sardinha/g1

Quem é Frei Gilson?

Gilson da Silva Pupo Azevedo, o Frei Gilson, é natural de São Paulo e tem 37 anos. Em 2013, foi ordenado sacerdote e, por nove anos, comandou a Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo. Ele pertence ao Instituto dos Freis Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, em São Paulo. O pároco retornou à igreja em novembro do ano passado apenas para realizar uma missa especial.

Frei Gilson

Bruno Marques/Canção Nova

Além de sacerdote, Frei Gilson é cantor e influenciador. Tem um dos canais cristãos com mais seguidores no Brasil. No Instagram, o Frei acumula 9,1 milhões de seguidores. Em plataformas de streaming como o Spotify, possui 1,3 milhões de ouvintes mensais e hits cristãos como 'Eu Seguirei' e 'Acalma Minha Tempestade'.

Santo Rosário

O Rosário, conhecido também como Santo Rosário, é uma tradicional oração do catolicismo à Virgem Maria. É um conjunto de rezas que incluem o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai. O Rosário é dividido em quatro mistérios, que contam passagens da vida de Jesus Cristo e de Maria, mãe de Jesus.

A prática desta oração pode ser feita individualmente ou em grupo. Católicos que adotam a reza do Rosário creem na força espiritual da prática.

Uma explicação difundida entre os católicos diz que a oração do Rosário foi inspirada nos monges. Fiéis observavam a prática de oração contínua de salmos, feita pelos monges. Em vez de salmos, os fiéis católicos começaram a rezar a Ave-Maria de forma contínua.

Santo Rosário do Frei Gilson na Canção Nova, em Cachoeira Paulista

Danilo Sardinha/g1

As Ave-Marias são divididas em quatro mistérios. Inicialmente, eram três mistérios e, cada um, era composto por 50 Ave-Marias. Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou o quarto mistério. Portanto, são 200 Ave-Marias. Os mistérios são: Mistérios Gozosos (ou mistérios da alegria), Mistérios Dolorosos (ou mistérios da dor), Mistérios Gloriosos (ou mistérios da glorificação de Jesus) e Mistérios Luminosos (ou mistérios da luz).

Não há uma regra para a oração diária desses mistérios. Há pessoas, por exemplo, que não conseguem rezar os quatro em um dia e rezam um por dia. O importante, de acordo com a tradição e a crença, é que a reza seja diária, seja o Rosário completo ou apenas um dos mistérios.

Rosário da madrugada do Frei Gilson é rezado na Canção Nova durante a Semana Santa

Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.