Dados da Anfavea também indicam alta expressiva de 42% na exportação de carros durante o período, com a Argentina como maior responsável pelo crescimento. Produção e exportação de carros dispara em um trimestre, segundo a Anfavea.
Divulgação/Volkswagen
O primeiro trimestre de 2025 marcou um aumento de 8,4% na quantidade de carros produzidos no Brasil, quando passamos de 401,1 mil para 434,6 mil veículos fabricados em solo nacional.
Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesta terça-feira (8).
A entidade também anunciou que a exportação de carros novos atingiu a marca de 84,4 mil unidades no primeiro trimestre deste ano. O número representa um aumento de 42,1% em relação ao mesmo período de 2024 — à época, foram 59,4 mil veículos vendidos para outros países.
TOP 5 carros usados mais vendidos em fevereiro
LEIA MAIS
LISTA: vendas de motos registram o melhor trimestre dos últimos 60 anos; veja as mais vendidas
Montadora de luxo suspende envio de carros para os EUA em resposta a 'tarifaço' de Trump
LISTA: Fiat Strada vende mais que o dobro da VW Saveiro; veja as 10 picapes mais vendidas em 2025
Argentina impulsiona exportações brasileiras
Segundo a Anfavea, a recuperação da Argentina é o principal fator que contribuiu para a alta expressiva nas exportações de carros fabricados no Brasil. O crescimento dos mercados da Colômbia e do Chile também foi listado como um ponto auxiliar.
"A Argentina registrou crescimento de 120% e isso acaba impactando as exportações brasileiras, mesmo com uma queda de 19% em março. Junto dela, Colômbia e Chile crescendo também ajudaram nas exportações", diz Igor Calvet, presidente da Anfavea.
*Texto em produção.