Em 2024 foram 9.062 registros, ante 10.438 nascimentos em 2019, de acordo com dados do Portal da Transparência. Instabilidade financeira e mudança de pensamento das novas gerações explicam queda. Número de nascimentos em Ribeirão Preto cai 13% em cinco anos
O número de nascimentos em Ribeirão Preto (SP) caiu 13% de 2019 a 2020, de acordo com dados de registros civis no Portal de Transparência.
Em 2019, um ano antes da pandemia, foram registrados 10.438 nascimentos, já em 2024 o número caiu para 9.062. (veja os números no mapa mais abaixo)
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Para a socióloga e neuropsicopedagoga Patrícia Manzoli fatores como a mudança de pensamento entre as novas gerações podem contribuir para a diminuição.
"Quando a gente fala em ter filho, estamos falando do propósito familiar e esse propósito vem mudando nas novas geração para pensar em ter filho. Todo mundo sabe da exigência que é ter um filho e ninguém quer ter um filho pra educar sozinho. Acho que as mulheres que estão indo pro mercado de trabalho, que já foram pro mercado, elas sabem que já não estão mais dispostas a ir sozinha pra essa criação dos filhos."
Além disso, fatores como o custo de vida mais alto e instabilidade econômica também podem contribuir na decisão de não ter filhos. No entanto, para Patrícia, é preciso cautela neste momento.
"Eu espero que, realmente, o planejamento familiar ocorra. Acho muito importante pensar para ter filho, mas também espero que as pessoas não abram mão dessa experiência, que é a mais transformadora da espécie humana".
Número de nascimentos em Ribeirão Preto cai 13% em cinco anos
Reprodução/EPTV
Pais de pet
O casal de empresário João Paulo de Oliveira Lima e Marcella Poleto está junto há oito anos e a decisão de não ter filho não é recente. Ela lembra que nunca sentiu a necessidade de ser mãe e encontrou nos animais o amor que precisa.
"Meus cães suprem essa necessidade e não é uma coisa que sempre quis [ter filhos] e que era meu sonho. Hoje, com a rotina que a gente tem de trabalho, menos ainda. A questão financeira pesa muito, porque é tudo muito caro e a gente não quer ter esse tipo de preocupação, esse tipo de gasto."
Casal de empresário em Ribeirão Preto decidiram não ter filhos
Reprodução/EPTV
Apesar de bem resolvida, a empresária conta que a pressão da sociedade é muito grande. Em rodas de conversas sempre surge a pergunta se ela e o marido vão ter filhos e a resposta é sempre a mesma: não.
Para Lima, o amor que sente pelos sobrinhos e pelo afilhado já é suficiente. Além disso, o empresário afirma que os cães são parte da família e não mudaria a decisão que tomou com a esposa em não ter filhos.
"Os motivos são a rotina, envolve financeiro também. Decidimos ter dois cachorros. Hoje a gente tem muito amor por elas, como se fossem filhas nossas. Não mudaria em nada, somos um casal bem estruturado, estamos nos estruturando melhor agora e decidimos não ter filho."
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região