G1

Jornalista piauiense relembra encontro com papa Francisco e piada com brasileiros: 'cachaça é água?'


Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21). O g1 reúne relatos de piauienses que já estiveram com o pontífice. Jornalista piauiense relembra encontro com papa Francisco e piada com brasileiros: 'cachaça é água?'

Reprodução

"Foi muito bonito porque a gente conversou em português, ele como um bom argentino sempre fazendo graça com brasileiros", relembrou a jornalista piauiense Letícia Araújo, de 27 anos, sobre o encontro com o papa Francisco durante visita ao Vaticano, na Itália, em 2023. O primeiro pontífice latino-americano morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Ele ocupou o cargo por 12 anos.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Letícia faz parte da Juventude Franciscana, movimento jovem da Conferência da Família Franciscana do Brasil, da Igreja Católica. Em setembro de 2023, ela foi escolhida para representar as Américas no programa de formação 'Fé e comunicação no ambiente digital', do Dicastério para Comunicação do Vaticano. Ao todo, 16 profissionais de todo o mundo participaram do projeto.

"Tive alegria, a honra e a graça de encontrar o papa Francisco. O diálogo que nos fez rir juntos foi assim: eu disse 'Papa, eu sou brasileira', ele 'Brasileira? Ah, eu tenho uma pergunta muito séria' e esperei atenta enquanto abaixava para ouvi-lo. 'Cachaça é água?', perguntou com expectativa. 'Não, cachaça não é água'", recordou.

Em entrevista, a jornalista relatou que acordou nesta segunda-feira (21), por volta das 5h40, com a notícia de que o pontífice havia morrido, e que, desde então, tem se emocionado com os demais relatos sobre ele.

"O pontificado do Papa Francisco foi muito bonito e muito frutífero, com muitos ensinamentos para aquilo que a gente tem pra viver como Igreja e sociedade. Mas também foi um pontificado muito atacado. Então acredito que, como fiéis, é nosso dever compartilhar aquilo que ele fez de bom e honrar o trabalho de pastor e missionário que ele teve na Igreja Católica de todo o mundo" comentou.

Padre esteve com papa no Domingo de Ramos

O padre Isaías Pereira, da Arquidiocese de Teresina, participou da cerimônia de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 13 de abril. Na data, o papa Francisco fez a alegria dos fiéis e fez uma breve aparição surpresa.

"O papa Francisco sempre surpreende, como naquele dia surpreendeu. Eu acredito que desde a Eleição, que já foi uma surpresa para todos, a forma como ele conduziu seu pontificado foi uma grata surpresa à Igreja, um homem pobre que tentou passar simplicidade à Igreja, pregar a simplicidade e viver a simplicidade", afirmou.

"No ano passado, tivemos uma audiência com o santo padre no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, ele preparou um discurso e durante a audiência, de forma espontânea, disse à todos 'não vou fazer discurso, passo o discurso pra vocês, façam perguntas, vou responder o que vocês quiserem'. Inclusive, fez uma brincadeira 'deixem o papa em maus lençóis'', recordou.

Em entrevista após a morte de Francisco, o padre Isaías destacou a "certeza da ressureição” e o fato do pontífice ter participado das celebrações da Páscoa com a comunidade católica mundial.

"É uma notícia que nos entristece, que entristece toda a Igreja. Mas que não é uma tristeza vazia porque nós acreditamos na Ressurreição. Então nós temos certeza que o Francisco, pela vida que teve, pela doação que teve à Igreja, vai receber um lugar bom no paraíso", concluiu.

Casais abençoados pelo papa

Casal piauiense abençoado pelo papa Francisco lamenta morte do pontífice

Reprodução

O casal Antônio Rômullo Sousa e Wesllyanny Neris recebeu a tradicional benção "Sposi Novelli", concedida para recém-casados pelo Papa Francisco, no Vaticano, em 27 de novembro do ano passado, uma semana após o casamento.

"O papa Francisco marcou minha vida e a da minha esposa desde a Eleição. A escolha, já pelo nome Francisco, chamou muita atenção. Depois as atitudes dele de reforma da Igreja Católica chamaram a atenção, pelo olhar mais acolhedor, mais direcionado aos pobres, às mulheres, aos grupos marginalizados, preocupado com as causas. E quando noivamos, como já tínhamos esse carinho por ele, decidimos colocar a benção como propósito", iniciou o gerente comercial Antônio Rômullo.

"Fomos o primeiro casal naquele dia, eram uns 70. Quando ele se aproximou, eu disse 'bom dia, papa Chiquinho' e ele sorriu. Dissemos que éramos do Piauí, brasileiros, que queríamos uma benção e ele fez uma oração sobre nós, fez o sinal da cruz e seguiu. Bastante acessível. Nos chamou atenção a simplicidade", completou.

Na ocasião, o casal presenteou o papa com um livro sobre o missionário italiano Pedro Balzi e entregou uma carta, com um pedido especial: que o pontífice rezasse não somente pelo casal, mas pela própria saúde e ministério como sucessor de Pedro. A resposta chegou em fevereiro deste ano.

Casal piauiense abençoado pelo papa Francisco recebeu carta este ano

Reprodução

O g1 também conversou com a servidora pública Natália Bacelar, que esteve no encontro de noivos no Vaticano, com o marido Alessandro Rufino, em março de 2017. O casal católico também foi abençoado pelo papa Francisco. Eles haviam se casado no anterior, em 2016.

Ao líder da Igreja Católica, Natália levou as alianças e os votos do casamento para serem abençoados, além da fotografia de uma prima.

"Ele abençoou as nossas alianças, abençoou os textos e abençoou até uma foto de uma prima minha, que é cadeirante. Ele fechou os olhinhos, colocou a mão em cima da foto. Foi super atencioso e gentil", contou.

Para ela, o papa deixa como legado "uma Igreja mais acolhedora, guiada pelo amor, compaixão, diálogo e caridade".

Casal piauiense abençoado pelo papa Francisco lamenta morte do pontífice

Reprodução

Casal piauiense abençoado pelo papa Francisco lamenta morte do pontífice

Reprodução

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.