Juliana Vencato e Victor Lindner são moradores de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em 2023, eles entregaram ao pontífice uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da paróquia da cidade. Papa Francisco conversa em português com brasileiros no Vaticano, em 2023
O casal Juliana Vencato e Victor Lindner conta que recebeu com surpresa e tristeza a informação da morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21). Religiosos, os moradores de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, estiveram com o pontífice em março de 2023, no Vaticano.
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos
Na ocasião, eles levaram uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. A santa é padroeira da paróquia da cidade gaúcha. Ao entregar a recordação a Francisco, eles pediram benção. Então, receberam a resposta em português.
"Quando falamos que éramos brasileiros ele nos deu a benção em português. O olhar singelo e o sorriso que ele nos deu durante a benção jamais vão sair da minha memória. Ele tinha um enorme coração e um carisma inigualável", relembrou a jornalista.
O casal se conheceu no grupo de jovens da igreja e segue frequentando a comunidade. Segundo Juliana, a foto presente na réplica da capela foi feita por uma adolescente que atuava no grupo de jovens. (Veja imagem abaixo)
Casal entregou ao papa Francisco uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, em 2023
Arquivo pessoal
Casamento adiado
Juliana e Victor pretendiam se casar em abril de 2020. A cerimônia teve de ser adiada, por conta da pandemia. A celebração se deu em dezembro de 2021.
Após o matrimônio, eles precisaram postergar outro sonho: ir ao Vaticano conhecer o Papa e receber a benção para recém-casados do líder religioso. Como a viagem ocorreu em março de 2023, foi necessário o Vaticano abrir uma exceção.
"Conseguimos conversar, contamos nossa história. Porque essa benção é dada só para quem casou nos últimos seis meses", explicou Victor à época.
Desde janeiro deste ano, os dois são pais de um casal de gêmeos.
Victor e Juliana, de Charqueadas, conseguiram conversar rapidamente com o Papa Francisco
Reprodução
Morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As causas da morte foram um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, segundo o Vaticano.
O Vaticano anunciou que o corpo do papa Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, na manhã de quarta-feira (23), para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
Francisco foi o papa número 266 e ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja
VÍDEOS: Tudo sobre o RS