G1

Em meio ao luto, esperança: “Que o próximo papa tenha, também, o espírito de Francisco”, reflete Arcebispo de Uberaba


Dom Paulo Mendes celebra o legado deixado por papa Francisco e pede orações por um sucessor comprometido com os valores humanos, a paz e os pobres. Todas as paróquias de Uberaba terão uma Missa em homenagem ao Papa Francisco.

Arquidiocese de Uberaba/Divulgação

A morte do papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21), surpreendeu os fiéis ao redor do mundo. O arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, à frente da Arquidiocese de Uberaba, lamentou a perda, mas preferiu celebrar o legado deixado por Francisco. “Primeiro, nós temos que agradecer que o papa Francisco é um papa do nosso continente, latino-americano, que levou para o Vaticano, para a Igreja, um trabalho muito importante que já acontece na América Latina”.

Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos, às 7h35 no horário de Roma, 2h35 pelo horário de Brasília. Assim que soube da morte do Pontífice, o arcebispo pediu que todos os padres da arquidiocese de Uberaba colocassem a primeira missa do dia em intenção ao papa.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

O primeiro papa latino-americano da história deixa um legado importante

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Para Dom Paulo Mendes, o papa número 266 levou para o Vaticano muito da realidade de onde veio. “A gente sabe que a caminhada do papa, as suas reflexões, tinha muito daquilo que nós já vivenciamos na América Latina. Principalmente na Igreja mais comprometida com as realidades locais, com os pobres, mais fundamentada na palavra de Deus”.

O pontífice ficou conhecido por abrir o diálogo sobre temas delicados dentro da Igreja. Com um perfil jovial e acessível, mantinha uma boa relação com os jovens. Foi elogiado, mas também criticado, por permitir avanços.

“Se a gente acredita no Espírito de Deus, no Espírito Santo, a gente tem que saber que Ele atua nos dias de hoje, na mentalidade e cultura de hoje. Achar que o passado é o certo e o hoje é errado, isso não tem sentido. E o papa soube apresentar muito claramente isso: uma Igreja que atua nos dias de hoje, que é Viva!”, comentou Dom Paulo.

LEIA TAMBÉM:

Considerado santo pelo povo, João Relojoeiro sofreu crime que chocou Uberlândia

Nascida com apenas meio quilo, bebê tem alta da UTI após mais de 90 dias na neonatal em MG

Brasileiro que recebeu milagre da mais nova santa italiana se curou sem sequelas de traumatismo craniano após 25 dias na UTI

Arcebispo espera que sucessor dê continuidade ao legado de Francisco

O arcebispo lembrou que 2025 é um Ano Jubilar, também conhecido como Ano Santo. A celebração, que acontece a cada 25 anos na Igreja Católica, é um período de graça, perdão e renovação espiritual. Para esse ano, o papa Francisco escolheu o tema “Peregrinos da Esperança” como um convite aos fiéis para buscar uma reconciliação com Deus.

“Que o seu falecimento seja também de esperança para a chegada de um papa que tenha esse perfil de uma Igreja muito comprometida com as realidades humanas, natureza, a paz, como o Francisco se preocupava com a questão das guerras e tanta violência. Agora é o momento de rezar e torcer para que o próximo papa tenha, também, esse espírito de Francisco”, concluiu.

Beata italiana se tornará santa após Papa Francisco reconhecer milagre em Uberlândia

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

M

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.