Ponto final ocorreu na Concha Acústica, no Parque da Maternidade, com encenação da Paixão de Cristo, onde pelo menos cinco mil fiéis permaneceram para acompanhar o espetáculo nessa sexta-feira (18). Ato religioso ocorre anualmente na Sexta-feira Santa em alusão ao dia em que Jesus foi morto e crucificado. Cerca de 8 mil fiéis caminharam pelas ruas do Centro de Rio Branco durante Procissão do Cristo Morto em 2025
Renato Menezes/g1
Pelo menos oito mil fiéis católicos se reuniram, nas ruas do Centro de Rio Branco, durante o trajeto da Procissão do Cristo Morto na última sexta-feira (18). Isso é o que estimou a organização da Diocese de Rio Branco ao g1. Este ano, o trajeto e o local da encenação da morte de Jesus tiveram alterações.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com André Almeida, diretor de comunicação da Diocese, apesar das mudanças ocorridas por conta da revitalização que está sendo feita no Palácio Rio Branco, o trajeto e a encenação transcorreram de forma segura, este ano com ponto final na Concha Acústica, no Parque da Maternidade.
No musical da Paixão de Cristo, estima-se que cinco mil pessoas permaneceram para assistir o espetáculo.
"Foi feita uma projeção de comportamento máximo da concha e levando em conta os anteriores, observando que nem todos foram para a concha [acústica]", estimou ele.
Anteriormente, o cortejo era finalizado na escadaria do Palácio Rio Branco, no Centro da cidade, com a encenação.
LEIA TAMBÉM:
Fiéis caminham mais de cinco quilômetros na procissão da Via Sacra em Cruzeiro do Sul
Com mudança em trajeto, católicos participam da Procissão do Cristo Morto em Rio Branco
Semana Santa: veja como fica a programação da Diocese de Rio Branco
Veja o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa e Tiradentes em Rio Branco
No final da procissão do Cristo Morto, católicos lotaram a Concha Acústica, no Parque da Maternidade, para acompanhar encenação da Paixão de Cristo
Renato Menezes/g1
Procissão
Os fiéis saíram da Rua Floriano Peixoto, no Centro, atravessaram a Avenida Ceará e seguiram até o Pronto-Socorro de Rio Branco. O cortejo saiu pela Rua Isaura Parente, depois pela Avenida Getúlio Vargas até a ladeira da maternidade, quando entrou no Parque da Maternidade até à Concha Acústica.
Antes da procissão do Cristo Morto tomar as ruas, os fiéis se reuniram na Catedral Nossa Senhora de Nazaré para uma celebração.
Fiéis participam da Procissão do Cristo Morto em Rio Branco
O professor Alex Pimentel fez parte do grupo de atores que fez a encenação da Paixão de Cristo. Mais de 300 artistas se prepararam para a apresentação que mostra os últimos momentos de Jesus no calvário. "Nos esforçamos o máximo para entregar um bom trabalho. Foram três meses de teatro, música e dança com uma gama de profissionais dedicados para essa única apresentação", disse.
Hilton Gama e a esposa caminharam descalço durante todo percurso para pagar uma promessa. "A gente volta o coração para Deus, é um dia especial. É dia de pagar promessa, passamos o ano todo para a sexta-feira da paixão mostrar nossa devoção", confessou.
Veja a programação da Semana Santa neste fim de semana:
19.4 (Sábado)
19h - Celebração da Vígilia Pascal (Levar vela)
20.4 (Domingo)
3h30 - Concentração na Catedral
4h - Saída em procissão da Catedral até a Concha Acústica
5h - Celebração do Alvorecer (Concha Acústica)
6h, 8h, 17h e 19h - Santa Missa (Catedral)
Reveja os telejornais do Acre