G1

Casal do interior de SP relembra bênção de papa Francisco durante viagem à Europa: 'O matrimônio é o milagre de todos os dias'


Marcos Vinícius e Daiane Marques, moradores de Jaú (SP), foram abençoados pessoalmente por Francisco em 2014, dias após o casamento, em viagem para conclusão de doutorado, e guardam até hoje as palavras do pontífice, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Casal de Jaú (SP) recebeu benção apostólica do papa Francisco em dezembro de 2014

Arquivo Pessoal

“O matrimônio é o milagre de todos os dias”. Essa foi a frase dita pelo papa Francisco a um casal de Jaú, no interior de SP, em dezembro de 2014. A lembrança segue até hoje como um guia para a vida matrimonial de Marcos Vinícius e Daiane Marques.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

A citação foi feita durante a bênção apostólica concedida pessoalmente pelo pontífice ao casal, poucos dias após o casamento no Brasil. A ocasião ocorreu durante uma viagem à Europa para a conclusão do doutorado de Daiane, e a bênção foi um momento inesperado e marcante da jornada.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local). O pontífice, que liderou a Igreja Católica por 12 anos, vinha se recuperando de uma pneumonia em ambos os pulmões e estava internado há 38 dias.

Em entrevista ao g1, Vinícius Marques relembrou com emoção o momento inesquecível vivido com Daiane, ressaltando a exclusividade e a graça de terem sido abençoados por Francisco.

“Com certeza foi algo inigualável. Nunca imaginávamos ter uma oportunidade tão intensa de alegria. Não é algo para muitas pessoas. Com a humildade da simplicidade da nossa vida, tivemos essa graça por uma ação extraordinária da providência”, contou o professor.

Casal de Jaú (SP) relembra bênção apostólica recebida de papa Francisco

Arquivo pessoal

Pais de duas meninas, Vinícius e Daiane são atualmente coordenador e diretora de um colégio católico fundado por eles em Jaú . Eles recordam que a oportunidade da bênção surgiu sem qualquer garantia.

Durante uma viagem à Espanha para a conclusão do doutorado de Daiane, seis dias após o casamento celebrado em 12 de dezembro, o casal resolveu tentar a bênção papal, aproveitando que ainda estavam no primeiro ano de casados — um dos critérios para a concessão do gesto. A cerimônia ocorreu em 18 de dezembro, no Vaticano.

Casal de Jaú (SP) que recebeu benção apostólica do papa Francisco lamenta morte do santo padre

Arquivo pessoal

“Tivemos que mandar um fax para Roma pedindo autorização, mas não tínhamos certeza se seríamos atendidos. Quando chegamos lá, nosso nome estava na lista. Fomos muito felizes, com certeza, e nos dirigimos ao local indicado no dia marcado”, relembrou Vinícius.

Outro requisito era estar vestido como no casamento, ele de terno e ela com o mesmo vestido usado no altar.

“Ele chegou muito perto da gente. Já sentíamos uma alegria imensa. Tivemos a oportunidade de beijar sua mão. Quando dissemos que éramos do Brasil, ele se impressionou. Foi então que ele nos disse: ‘O matrimônio é o milagre de todos os dias’. Essa frase ficou gravada na nossa memória para sempre”, completou.

Fotos tiradas no dia, que mostram a alegria do casal ao lado do pontífice, continuam expostas até hoje na sala da casa deles, acompanhadas da frase que marcou o encontro.

Morte do papa Francisco

Ao saber da morte do papa, o casal expressou profunda tristeza. “Santa Catarina de Sena dizia que o papa é Cristo na terra. É o rosto de Cristo neste mundo. Nós o amamos e continuaremos amando intensamente, especialmente agora, desejando que sua alma descanse em paz”, lamentou Vinícius.

Papa Fancisco morreu nesta segunda-feira (21)

Reprodução/TV Globo

A confirmação da morte do líder da igreja católica veio por meio de um comunicado oficial do Vaticano.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Foi o primeiro papa latino-americano da história, o primeiro jesuíta no cargo e o primeiro da era moderna a assumir o papado após a renúncia do antecessor.

Em 13 de março de 2013, foi escolhido no segundo dia do conclave para suceder Bento XVI, apesar de ter confessado que não desejava o posto.

Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por 38 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.