Sebastião se soltou da coleira e fugiu de pet shop em Porto Alegre no dia 8 de abril. Mobilização nas redes sociais ajudou tutora a reencontrar pet. Nathália Fritsch, tutora, e Sebastião, após cerca de duas semanas desaparecido
Reprodução/Redes sociais
A busca por Sebastião, border collie de 2 anos que escapou da coleira ao sair de uma pet shop em Porto Alegre no início de abril, teve um final feliz: ele foi encontrado e já está com a tutora, a médica Nathália Fritsch, que postou o reencontro na manhã desta segunda-feira (21).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Sebas foi encontrado por uma família de gente maravilhosa, que cuidou e deu abrigo. Já não tava com o pingente de identificação e foi com o Insta e Tik Tok que me encontraram", postou Nathália.
Ela ainda brincou com a mobilização para encontrá-lo, que envolveu mais de mil pessoas e muita campanha pelas redes sociais. "Sebastião vai ter que se retratar publicamente depois de sacudir a cidade desse jeito", escreveu Nathália. Moradores da cidade faziam rondas por bairros e compartilhavam informações ao longo de abril, com o objetivo de encontrar Sebas.
Sebastião subiu no dia 8 de abril. Por volta das 9h20 daquele dia, o cão entraria em uma van que o levaria a uma creche para animais de estimação, quando se soltou da coleira e saiu correndo.
Imagens mostram o momento exato que Sebastião se solta da guia
"Tomou uma proporção gigante essa história. Tem muita gente ajudando. O mutirão estava compartilhando as localizações, e eu vi que tinham mais de 30 localizações compartilhadas. E fora as pessoas que não tão ali, que tão me acompanhando pelo Instagram. E também tão indo pras ruas procurar ele e panfletar", conta Nathalia.
A tutora relata que registrou boletim de ocorrência na Polícia e que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) buscou as imagens de monitoramento da cidade para tentar localizar Sebastião.
Animal tem pelos pretos e brancos
Arquivo Pessoal
Animal fugiu de pet shop
A tutora conta que levou Sebastião em uma pet shop, que o cão era acostumado a visitar. Após ser atendido, ele seria levado a uma creche, que também pertence à pet shop, mas fica em outro local.
"O funcionário que ia fazer o transporte e o Sebas (Sebastião) foram indo pra fora pra pegar o carro, né? Eu percebi que o Sebastião estava muito resistente pra ir porque ele não conhecia o motorista e ele é muito desconfiado com pessoas que ele não conhece, ele tem medo", conta a tutora. Nathália conta que estava presente e viu quando o animal se soltou e fugiu.
O circuito interno de monitoramento registrou a fuga. Em uma das imagens, cedidas exclusivamente ao g1 pela Pet Dreams, mostra o momento exato que Sebastião se solta da coleira e foge. Veja vídeo acima.
Em outras duas imagens, é possível ver o cão dentro da pet shop Pet Dreams, encontrando a tutora e sendo conduzido por um funcionário. Na parte externa do estabelecimento, o animal se solta e foge. Confira abaixo. A empresa prestou apoio e ajudou nas buscas por Sebas.
Imagem mostra cachorro fugindo após se soltar da guia
Cachorro Sebastião fugiu em Porto Alegre no dia 8 de março
VÍDEOS: Tudo sobre o RS